Arrefecimento no Morumbi
O sistema de refrigeração é um sistema fechado/selado. Este sistema vem montado desta forma de fábrica porque raramente precisa de algum tipo de manutenção, exceto pela troca dos líquidos contidos em seu interior.
Alguns fabricantes recomendam a troca da solução a cada 10 000 km. Caso você tenha que completar o nível da água com freqüência é provável que haja algum tipo de vazamento. Além de possíveis vazamentos, ao longo do tempo dentro do sistema de arrefecimento, começa um processo de acúmulo de partículas (impurezas da água, corrosão das galerias, aditivos de má-qualidade, detritos das mangueiras, etc), que podem comprometer o funcionamento do sistema, provocando superaquecimento e consequente fundimento do motor.
Portanto, para proceder à manutenção necessária, revise todas as mangueiras e dê um aperto geral em todas as abraçadeiras (há alguns tipos de abraçadeiras que não requerem apertos elas são colocadas e retiradas com uma ferramenta própria). Sempre faça a manutenção com o motor frio, pois o sistema contém alta pressão e atinge elevadas temperaturas causando queimaduras graves.
O aditivo utilizado é de fundamental importância, pois ele altera as propriedades físico-químicas da água, de modo que a mesma tenha a sua temperatura de ebulição elevada e a de congelamento abaixada. Desta forma um aditivo de má procedência ou até a sua ausência (que não é raro), irá favorecer menor eficiência na refrigeração do motor, bem como as consequências do aquecimento excessivo.