Cambagem / Cáster no Morumbi
Cambagem é a inclinação da roda de um veículo em relação ao plano horizontal. Seu valor é denominado ângulo de cambagem e será positivo (+) quando a parte superior da roda se inclinar para fora e negativo (-) quando ela se inclinar para dentro. Este ajuste, de um modo geral, controla as características de rolamento das rodas. A cambagem estando fora dos valores originais do veículo, pode causar desgaste irregular dos pneus, perda da estabilidade e aumento do consumo. Quando os valores de câmber entre as rodas possuem mais do que um grau de diferença, o veículo pode apresentar tendência a deriva (puxando) para o lado positivo.
O ângulo do câmber faz parte das leituras de Geometria da Suspensão, necessárias para o correto alinhamento da suspensão de um veículo.
Muitos veículos não possuem regulagem de cambagem, neste caso o alinhador apenas lê as medidas do câmber, para melhor definir o alinhamento (convergência / divergência das rodas).
Caso as medidas do câmber estejam fora dos padrões de fábrica e não permitam ajuste específico, o mecânico usará ferramentas hidráulicas para desentortar a peça, o que não é recomendável, mas é a prática nas oficinas e não afeta significativamente a mecânica do carro.
Podemos notar que essas revisões muitas vezes são extremamente simples e gasta-se pouco tempo para realizá-las.